quinta-feira

O Que é THANKSGIVING?

Thanksgiving, ou Dia de Ação de Graças  é uma comemoração tradicionalmente americana. Está ligado, assim como o Halloween, ao tempo da colheita anual. Hoje em dia, é um feriado nacional durante o qual famílias se reúnem ao redor de uma mesa farta e agradecem por todas as coisas boas que aconteceram durante o último ano. Comemorado na última quinta-feira do mês de novembro, a data foi estipulada como feriado pelo presidente Abraham Lincoln em 1863.

Veja aqui um vídeo com a história do Thanksgiving


Por que celebrar o Thanksgiving em novembro?

No começo, antes mesmo do Thanksgiving virar um feriado civil, era comumente celebrado várias vezes ao ano, após vitórias em guerras, fins de colheitas ou até mesmo quando uma região que enfrentava um longo período de seca começava a chover. Contudo, a tradição mais comum era celebrar em novembro, logo após a época da colheita de outono.

Como surgiu o Thanksgiving?  

O Thanksgiving era uma tradição comum, herdada da Inglaterra. Contudo, o primeiro Thanksgiving oficialmente reconhecido ocorreu no ano de 1621, em Plymouth, Massachusetts. Sob a promessa de viver livremente em um “Novo Mundo”, onde poderiam exercer livremente sua fé, ingleses peregrinaram para os Estados Unidos. Alguns peregrinos chegaram a então região de Massachusetts, onde começaram a fundar o vilarejo de Plymouth. Entretanto, em seu primeiro inverno, enfrentaram temperaturas hostis, espalhando doenças contagiosas e infecções, matando metade dos peregrinos.

No fim do inverno, os peregrinos receberam a visita dos nativos americanos que moravam na região e um deles, que sabia falar inglês, ajudou a superar a desnutrição e doenças, ensinou-lhes a cultivar milho, a extrair seiva de carvalhos silvestres (o famoso maple syrup que é usado atualmente nas panquecas), a caçar veados, pescar peixes e lagostas. A aliança entre peregrinos e nativos americanos naquela região foi tão forte que perdurou por décadas – sendo um dos poucos exemplos de harmonia entre índios e brancos nos EUA.

A primeira colheita de milho ocorreu novembro de 1621 e foi muito bem-sucedida. Assim, para celebrar esse sucesso, os peregrinos organizaram um grande banquete que durou por três dias seguidos. O banquete foi composto por peixes, lagosta, veado, milho e frutas da estação. Os nativos americanos foram convidados e ambas as culturas comemoraram juntas!

Como é o Thanksgiving atualmente?

O Thanksgiving perdeu muito da sua tradição original e atualmente é mais centrado na comida e na reunião entre amigos e familiares. Ainda assim, permanece um agradecimento geral por todas as coisas boas que aconteceram no ano, através de orações. As famílias tradicionalmente recriam o banquete de Ação de Graças, porém, adaptado à nova realidade: no lugar de peixes, lagostas e carne de veado, a carne principal é o peru assado recheado com um tipo de farofa, purê de batatas, molho de cranberry, molho de carne, torta de abóbora com canela. 
Algumas cidades maiores costumam organizar grandes desfiles, como em New York, Chicago e Detroit. As famílias reúnem-se e vão às ruas contemplar as parades. Além disso, há a tradição do “Perdão do Peru”, em que o presidente dos EUA salva um ou dois perus de serem sacrificados e os envia às instituições de caridade ou fazendas comunitárias para que vivam felizes para sempre!
Uma outra  tradição do Thanksgiving é famílias participarem de campanhas de alimentos, seja arrecadando para doações ou voluntariando para servirem comida aos menos favorecidos. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário. As suas dúvidas podem ser as dúvidas de outras pessoas!