sexta-feira

10 Dicas para Falar Inglês com Fluência

Como falar inglês com fluência:


Como falar inglês sem medo

1) Entenda que não há uma "Fórmula Mágica"

Isso significa que não há nenhuma maneira secreta e super-eficaz de garantir a fluência muito rápida. Existem métodos diferentes. Métodos diferentes vão ser eficazes para pessoas diferentes. Alguns alunos podem aprender Inglês facilmente a partir de conversas informais; outros podem preferir um método mais organizado e estruturado e assim por diante. É bom equilibrar todas as áreas da linguagem (falar, ouvir, vocabulário, gramática, leitura, escrita).


2) Use Inglês Diariamente Tanto Quanto Possível


É mais importante ter contato frequente com o Inglês do que ter horas e horas de estudo. Usando Inglês durante 10 minutos por dia, todos os dias, é melhor do que estudar uma hora apenas uma vez por semana.
Algumas sugestões para tornar o Inglês parte de sua vida diária:
  • Ouça muita música em Inglês.
  • Pense em Inglês. (Veja dicas no nº 6 abaixo)
  • Assista  filmes em Inglês.
  • Leia artigos, ouça podcasts e assista a vídeos em Inglês sobre temas que você goste (Isto é importante! Você vai fazer muito mais progresso, se você estiver se divertindo durante o processo de aprendizagem).
No link abaixo você encontra diversas estórias para treinar pronúncia e adquirir vocabulário e fluência.

Reading and Listening


3) Equilibre as Áreas de Aprendizagem

ler
escrever
falar
ouvir
gramática
vocabulário
Muitos alunos cometem o erro de se concentrar demais em uma ou duas áreas, e acabam ficando com dificuldades nas demais áreas. Uma dica é dedicar um dia por semana para estudar e praticar cada área.

4) Converse em Inglês Regularmente

Você não pode apenas estudar Inglês ... Você precisa usar o seu Inglês!
Se você não tem ninguém para conversar diariamente, você pode encontrar através de um site de "troca de conversa"(conversation exchange). Nesses sites, você pode conhecer os falantes nativos de inglês que querem aprender a sua língua nativa - desta forma, você pode ajudar um ao outro a aprender e a praticar.
Nos links abaixo você encontra alguns sites para praticar:



Tente falar com o seu colega pelo menos uma vez por semana. Isto é tão importante para a prática, bem como para  a construção de sua confiança!

5) Leia, Veja e Ouça Inglês em Muitos Contextos Diferentes


Se você só assistir a programas de notícias em Inglês, então você vai ser capaz de compreender um estilo mais "formal" de Inglês, mas não  uma típica conversa entre dois falantes nativos, que é muitas vezes cheias de expressões idiomáticas e gírias.

Por outro lado, se você só assistir a filmes e ouvir músicas em Inglês, então você pode não ser capaz de entender (ou escrever) um artigo mais acadêmico. E se você só usar inglês para o trabalho, então vai ser difícil falar sobre outros temas, porque você não vai ter o vocabulário suficiente.Então, tente diversificar a sua aprendizagem entre:
ficção e não-ficção
formal e informal
palestras e conversas
assuntos sérios e comédia


6) Aprenda a Pensar em Inglês


Pensar e falar inglês com fluência


Esta é uma das maiores chaves para falar Inglês com fluência. Mas como aprender?
Há um processo passo-a-passo que você pode seguir:
  1. Comece a pensar em inglês primeiramente com palavras individuais.
  2. Em seguida, passe a pensar em frases em inglês.
  3. Finalmente imagine conversas inteiras e histórias em Inglês.
(Clique no link abaixo para uma explicação mais detalhada com exemplos).
Esta é uma das melhores maneiras de praticar o Inglês, porque se você cometer um "erro", ninguém vai saber!
Além disso, você pode praticar o pensamento em Inglês a qualquer hora, em qualquer lugar. Não há necessidade de um livro didático ou sala de aula. Quanto mais cedo você começar o hábito de pensar em Inglês, mais fácil será para falar rápido.


7) Diga Coisas com Palavras Diferentes - Seja Criativo!


Dois grandes obstáculos para falar Inglês com fluência são a falta de vocabulário e pausas, hesitações. Isso geralmente acontece porque você tem uma ideia, mas você não consegue expressá-la em Inglês. Pode ser muito frustrante. No entanto, se você não sabe uma palavra particular, tente pensar em formas alternativas para expressar sua ideia.

Aqui está um exemplo: em uma conversa sobre culinária, meu aluno não sabia a palavra "cebola", então ao invés de falar cebola ele disse:"the white vegetable that when you cut it you cry"  ("o legume que quando você corta você chora"). Foi uma descrição perfeita, e eu entendi exatamente o que ele queria dizer!
Isso também é importante para frases em inglês. Às vezes você quer dizer algo de certa maneira, porque você está traduzindo diretamente de sua língua nativa, mas você não sabe como construir a frase em Inglês.

É claro, aprender a pensar diretamente em Inglês vai ajudar a evitar esse problema - mas também tentar ter a mente aberta e flexível para pensar diferentes maneiras de dizer a mesma coisa.

Falantes nativos de inglês também têm muitas maneiras de dizer a mesma coisa. Clique nos links abaixo e veja diferentes maneiras de dizer "Oi' e Tchau" 

5 Ways to Say Hello 

5 Ways to Say Goodbye

8) Pratique Falando Sozinho



Treinar inglês para ter fluência


Falar sozinho realmente é uma excelente maneira de desenvolver a sua fluência e construir a sua confiança. Não há pressão para ser perfeito, e ninguém mais vai ouvir seus erros. Neste website você encontra algumas ideias. Escolha um tópico. Imagine que alguém está lhe fazendo a pergunta. Então responda, falando a resposta para si mesmo em voz alta.
Você pode fazê-lo sozinho, onde ninguém vai ouvir você, e é um grande passo para colocar o seu Inglês em prática.

9) Não Pense Muito em Gramática e Não se Preocupe Com os Erros


Um dos maiores "bloqueios mentais" para estudantes de inglês é o nervosismo ou o medo de cometer um erro. Mas lembre-se: a comunicação é muito mais importante do que a perfeição!
Aqui está um exemplo:
Imagine que alguém diga: "Yesterday I go to party in beach."
Esta frase está incorreta. O correto seria:
"Yesterday I went to a party on the beach." ("Ontem eu fui a uma festa na praia.")
No entanto, mesmo com os erros, a mensagem foi comunicada com sucesso!
Relaxe e lembre-se que os erros não são fatais; o importante é se comunicar.
Com o tempo você vai conseguir corrigir os seus erros.

10) Não Desista ... Nunca Pare de Aprender


Você pode falar inglês com fluência

Se você começa a estudar e pára e depois volta, pára novamente, você pode perder o progresso que fez antes, e tornar-se fluente pode levar muito mais tempo.
Mas a boa notícia é que você não precisa ser um gênio para se tornar fluente em Inglês - você só precisa ter dedicação e praticar de forma consistente.
Se você fizer isso, você vai alcançar seu objetivo de falar Inglês com fluência.




3 comentários:

  1. Simplesmente amei tudo que li ,tenho a certeza que me vai ajudar muito para que eu possa desenvolver o meu inglish .
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  2. Anônimo18:35

    Texto ótimo, Ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo16:49

    Oh, very good!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário. As suas dúvidas podem ser as dúvidas de outras pessoas!